Hoje é o dia internacional da felicidade e resolvemos vir aqui te contar uma coisa importante: felicidade traz saúde e saúde traz felicidade 😀
Não é de hoje que ouvimos dizer que a felicidade gera um efeito positivo nas pessoas. Muito se discute sobre os impactos positivos dessa sensação na nossa saúde, tanto mental como psicológica. E está comprovado: um levantamento realizado pela empresa de pesquisa CVA Solutions revela que a felicidade é um fator fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
Muitos dados foram revelados pela pesquisa. Entre eles, 67% dos entrevistados que se dizem muito felizes afirmam ter saúde boa ou excelente. Desses, 51% praticam atividades físicas pelo menos três vezes por semana. Além disso, a felicidade está também associada à prevenção: 64% das pessoas visitam algum médico regularmente e 14,4% participam de programas de prevenção. Além disso, existem mais alguns dados extremamente importantes: 73% dos entrevistados que afirmam ser felizes não têm doenças crônicas!
Os benefícios da felicidade para a saúde
Como foi apontado, a felicidade gera um grande impacto na saúde. Mas, quais são os benefícios diretos? Separamos para te mostrar!
A felicidade:
- Melhora a imunidade
- Reduz a quantidade dos hormônios do estresse
- Evita e ajuda a tratar hipertensão
- Melhora o perfil metabólico
- Age contra a diabetes
- Favorece a perda de peso e, consequentemente, combate a obesidade
- Diminui o risco de infecções
- Combate o envelhecimento cerebral
- Evita a depressão
- Diminui o risco de problemas nas articulações
- Previne doenças cardiovasculares
- Auxilia no tratamento de câncer e doenças no geral
Mas, como ser feliz?
Claro que felicidade é um sentimento transitório e, muitas vezes, não temos o controle sobre ela. E não existe uma receita, um passo a passo de como ser feliz, cada um pode se sentir feliz de uma maneira diferente. No entanto, existem alguns fatores que podem ajudar, por exemplo:
- Manter uma rotina de exercícios
- Ter algum hobby que te faça bem
- Manter uma rotina de meditação
- Ser gentil, empático e cultivar relações saudáveis
- Passar um tempo de qualidade com as pessoas que você ama
- Tente ser grato pelo máximo de coisas possíveis
- Não abra mão da sua vida social
Além disso, uma outra pesquisa realizada em 2016, pela CVA Solutions mostra que a felicidade está ligada a vários fatores, várias atitudes e comportamentos que podem ser tomados para que o caminho para o sentimento se torne mais curto e mais fácil. Dentre eles estão:
- Estabelecer e atingir objetivos de vida
- Praticar atividades físicas
- Ser altruísta
- Manter atitudes e pensamentos positivos
- Ser otimista
- Ter uma religião
Existem diversos outros fatores que podem influenciar nessa busca. O importante é que você encontre aquilo que te faça bem e cuide de você 🙂