
Todo mundo sabe que a alimentação balanceada só traz coisas boas à saúde: fortalece a imunidade, evita a obesidade e o sobrepeso, aumenta a disposição, entre diversas outros benefícios. Mas o principal deles mesmo é a prevenção contra doenças muito graves, como o câncer.
De acordo com a Associação Americana do Coração, quem se alimenta de maneira saudável reduz em 80% o risco de desenvolver doenças cardíacas. Segundo a associação, é possível reduzir ainda mais essas chances, adotando hábitos saudáveis como praticar atividade física e não fumar.
Alimentar-se de maneira saudável quer dizer, mais precisamente, reduzir as gorduras e açúcares e aumentar o consumo de alimentos como verduras, legumes, frutas, alguns grãos, entre outros.
Confira os melhores alimentos para se manter saudável e evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas:
– Cebola: Este legume evita a formação de placas de gordura. Assim, diminui-se o risco de entupimento dos vasos sanguíneos e, portanto, de infarto. O ideal é ingerir meia cebola crua por dia.
– Peixes: Indicados para todo mundo, porém, ainda mais para aqueles que já tiveram problemas cardíacos na família. O ômega 3, presente em muitos tipos de peixes, realiza uma espécie de faxina nas artérias e, portanto, prevenindo doenças. Nutricionistas indicam comer peixes grelhados ou assados pelo menos duas vezes na semana. O acompanhamento deve ser arroz, molhos leves, vegetais e/ou purê.
– Frutas (em especial kiwi, goiaba, laranja e morango): A vitamina C presente nestas frutas tem poder antioxidante e reforça a parede das artérias, evitando o aparecimento das placas de gordura. Assim, diminui-se a insuficiência cardíaca. Nutricionistas recomendam o consumo de pelo menos duas frutas dessas por dia.
– Tomate: O pigmento vermelho presente no tomate e em frutas como goiaba e melancia tem propriedades antioxidantes e livram o organismo de desenvolver o mau-colesterol (LDL). Assim, protege-se o coração das doenças.
– Feijão: Conhecido por ter ferro e vitaminas do complexo B. Reduz os problemas cardíacos, de maneira a diminuir a taxa de homocisteína no sangue e, portanto, evitando que as gorduras fiquem acumuladas no sangue.
– Fibras: Atuando eliminando o mau-colesterol (LDL) do corpo. As principais são aveia, maçã, cereais, cenoura e goiaba.
Docway: atendimento médico domiciliar
Além de manter uma alimentação saudável, também é importante estar sempre em dia com os exames. Para isso, precisamos de um atendimento médico que esteja de acordo com o nosso tempo livre. E para quem tem a vida corrida: Docway tem a solução. Trata-se de um aplicativo médico que tem como objetivo facilitar a rotina das pessoas para que cuidem do que realmente importa: a saúde.
Para usar Docway, é bem simples. É só baixar o aplicativo no celular ou tablet, criar uma conta, colocar o endereço em que deseja ser atendido, escolher a especialidade e agendar a consulta de acordo com a disponibilidade do paciente. Além de receber atendimento médico em casa, o cliente também paga de maneira rápida e prática: com cartão de crédito pelo próprio aplicativo.