Listamos 5 motivos para mostrar que a iniciativa pode ser positiva para as empresas
Basta uma rápida pesquisa no Google para constatar: empresas que reduziram o expediente para 6 horas ou mesmo passaram a adotar a semana com quatro dias de trabalho aumentaram a produtividade. Tudo isso sem precisar mexer na remuneração de seus contratados.
A redução da jornada de trabalho já era um tema que engatinhava nas empresas antes mesmo da chegada da pandemia em todo o mundo. Durante o confinamento para combater a Covid-19, o home office tomou a dianteira na prioridade da relação patrão x empregado, mas com a volta gradativa do trabalho presencial o assunto das horas dedicadas ao âmbito profissional voltou a ser relevante.
Mas, afinal, quais são os benefícios de diminuir a jornada de trabalho?
Essa é uma via de mão dupla, que requer diálogo entre todas as partes envolvidas e pode, se bem acordada, gerar resultados em curto, médio e longo prazo por uma série de fatores. Listamos abaixo alguns bastante relevantes para essa reflexão:
1 – Investimento na saúde
A falta de equilíbrio entre lazer e obrigação por uma rotina profissional muito desgastante pode gerar estresse corriqueiro ou mesmo distúrbios na saúde física e mental. Oferecer esse equilíbrio, então, faz com que a empresa não “perca” esse funcionário que pode precisar se afastar futuramente para cuidar de eventuais enfermidades.
2 – Gerenciamento do tempo
Com uma jornada de trabalho menor, o funcionário é “obrigado” a estabelecer prioridades e gerenciar melhor o tempo destinado às obrigações profissionais, evitando horas ociosas e improdutivas.
3 – Foco nas atividades
Ao ficar sobrecarregado por muitas horas de trabalho, muitas vezes com o acúmulo de funções, o profissional pode perder a concentração e o foco desejáveis para tarefas relevantes da empresa.
4 – Remuneração
Otimizando o tempo e organizando melhor as tarefas, o profissional melhora o rendimento e a produtividade da empresa tende a crescer.
A redução da jornada de trabalho tem sido uma estratégia cada vez mais observada e adotada em todo o mundo. É claro que nem todas as empresas estarão aptas a seguir de imediato todas as novas tendências, mas é possível dar um passo de cada vez.
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