Julho Amarelo é o mês de conscientização, prevenção e controle das hepatites virais. Vamos falar um pouco sobre a Hepatite B?
Para começar, precisamos falar um pouco sobre as hepatites no geral. Elas causam uma degeneração do fígado por causas diversas, e as mais frequentes são causadas pelos vírus A, B e C, além do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios, por exemplo).
As hepatites são:
- Hepatite A
- Hepatite B
- Hepatite C
- Hepatite alcoólica
- Hepatite medicamentosa
- Hepatite autoimune.
Hepatite B
A Hepatite B é causada pelo vírus B (HBV) que acarreta inflamação no fígado. É uma doença infecciosa e está presente no sangue, no esperma e no leite materno. É considerada uma infecção sexualmente transmissível.
Tipos
Existem duas fases evolutivas da Hepatite B. São elas:
Fase Aguda:
Essa fase pode durar até seis meses. O sistema imunológico do corpo é bastante capaz de se defender contra a hepatite B aguda, o que provavelmente fará com que você se recupere completamente dentro de seis meses. Outra notícia boa é que a maioria das pessoas adultas que se contaminam com esse vírus não desenvolvem sintomas nessa fase da doença.
Fase crônica:
Essa fase pode durar anos ou a vida toda da pessoa que não conseguiu eliminar o vírus HBV nos seis meses iniciais da doença, ou seja, na fase aguda. Isso ocorre quando o sistema imunológico do paciente não consegue combater a infecção. Pode levar à cirrose do fígado e ao câncer de fígado.
Causas
A hepatite B é causada pelo vírus B (HBV). Quando entra em contato com organismo humano, o vírus ataca as células do fígado, começando a se multiplicar. As formas de transmissão do vírus são: sexual, sanguínea e vertical (ou seja, de mãe para filho durante a gestação, parto e amamentação).
A hepatite B é considerada uma IST, infecção sexualmente transmissível, pois pode ser transmitida pelo contato com sêmen, saliva e secreções durante relação sexual desprotegida.
Sintomas
Geralmente, os sintomas surgem cerca de 40 dias depois do contato com o vírus. Os principais são:
- Dor abdominal
- Urina escura
- Febre
- Dor nas articulações
- Perda de apetite
- Náusea e vômitos
- Fraqueza e fadiga
- Amarelamento da pele
Tratamento
Se você sabe que foi infectado pelo vírus VHB, contate imediatamente seu médico. Receber uma vacina contra a hepatite B e uma injeção de imunoglobulina em até 72 horas após o contágio, pode evitar que você desenvolva a doença.
Se a doença se instalar, é hora de cuidar para que ela não evolua para quadros mais graves. São cuidados diferentes nas duas fases. Vamos ver?
Fase aguda da Hepatite B:
Nessa fase inicial, não existe um tratamento específico. Você pode tomar medicamentos para reduzir quaisquer sintomas que possa se manifestar.
Fase crônica da Hepatite B:
Nessa fase da doença, é preciso estabelecer um tratamento específico.
- Medicamentos antivirais: O seu médico recomendará o uso de medicamentos que impedirá que o vírus VHB cause maiores danos ao fígado.
- Nos casos mais avançados, pode ser necessária a realização de um transplante de fígado.
A boa notícia é que o prognóstico para hepatite B aguda é animador! Em média, 99% dos pacientes diagnosticados se recuperam da doença.