Vamos juntar o Dia da Trabalho com o Dia das Mães para uma conversa fundamental a respeito dos desafios da maternidade em um ambiente corporativo.
Aproveitando a proximidade do dia 1º de maio, Dia do Trabalho, e do segundo domingo do mês, no qual se comemora o Dia das Mães, resolvemos fazer um mix dos dois assuntos, conectando maternidade e vida corporativa.
Sabemos que, para as mulheres que anseiam por isso, a maternidade tende a ser um período de grande alegria e transformação – mas também pode ser um período de desafios, especialmente para as mães que trabalham. Muitas vezes, essas mulheres precisam lidar com a pressão de conciliar as demandas do trabalho e as responsabilidades da maternidade, o que pode ser muito estressante e desgastante.
Nesse contexto, é fundamental que as empresas ofereçam um ambiente de trabalho que valorize e apoie as mães, reconhecendo suas necessidades e proporcionando as condições adequadas para que elas possam desempenhar seu papel tanto na vida profissional quanto pessoal.
Boas sugestões de implementações
Ofereça flexibilidade no horário de trabalho
Uma das principais dificuldades das mães que trabalham é conciliar as responsabilidades da maternidade com o horário de trabalho. Nesse sentido, oferecer flexibilidade no horário de trabalho pode ser muito útil. Isso pode incluir permitir que as mães comecem mais cedo ou mais tarde, trabalhem em meio período ou em regime de home office – as discussões a respeito do formato híbrido pós-pandêmico são aqui ainda mais valiosas. Dessa forma, as mães podem adaptar sua rotina de trabalho às necessidades da família.
Disponibilize licenças maternidade e paternidade adequadas
Oferecer licenças maternidade e paternidade adequadas é fundamental para que as mães possam se dedicar ao cuidado do bebê nos primeiros meses de vida. Sim, sim, reforçamos aqui que a licença paternidade também é muito importante, pois permite que o pai possa de fato desempenhar seu papel e ajudar a mãe, se envolvendo mais ativamente nos cuidados com o bebê. É importante que a empresa ofereça um período de licença maternidade e paternidade adequado, de acordo com a legislação e que essa política seja claramente comunicada aos funcionários.
Crie um ambiente de trabalho amigável para mães e filhos
Um ambiente de trabalho amigável para mães e filhos pode fazer uma grande diferença para as mães que trabalham. A empresa pode criar espaços adequados para as mães amamentarem ou trocarem fraldas, por exemplo. Além disso, pode oferecer um ambiente mais acolhedor e menos formal, com decoração agradável e espaços para os filhos brincarem enquanto as mães trabalham.
Proporcione programas de apoio emocional e psicológico
Voltamos aqui a falar sobre saúde mental. A maternidade pode ser um período muito estressante e desafiador para algumas mulheres. Por isso, a empresa pode oferecer programas de apoio emocional e psicológico, como sessões de terapia ou grupos de apoio. Dessa forma, as mães podem compartilhar suas experiências e receber orientação e suporte para lidar com os desafios da maternidade.
Invista em treinamento e desenvolvimento profissional
As mães que trabalham muitas vezes enfrentam dificuldades para conciliar sua vida profissional com as demandas da maternidade. Nesse sentido, a empresa pode oferecer treinamento e desenvolvimento profissional para ajudá-las a adquirir novas experiências neste momento. Desde cursos presenciais – inclusive e principalmente dentro do horário de trabalho – até opções online mais curtas, para poder encaixar numa maior flexibilidade de agenda.