Serviço reduz gastos e ao mesmo tempo ampara colaboradores com atendimento qualificado
Não é de hoje que os avanços tecnológicos ditam tendências nas mais variadas profissões. Algumas delas ficam pelo caminho, outras surgem aos montes e muitas precisam se valer dessa modernidade para evoluir.
Sob o viés da saúde, a telemedicina ganhou os holofotes durante a pandemia da Covid-19, teve a sua lei regulamentada em 2022, e segue como tendência para o desenvolvimento do setor em curto, médio e longo prazo.
Tal cenário aponta, entre outras vertentes, para a importância do Pronto Atendimento Digital (um dos braços da telemedicina) como importante forma de as empresas respaldarem seus funcionários sem gastos exorbitantes para os dois lados.
O que é o Pronto Atendimento Digital?
O pronto atendimento digital é um exemplo prático de como medicina e tecnologia podem caminhar juntas. O serviço consiste em conectar, por chamada de vídeo, colaboradores e equipe médica (clínicos gerais, médicos de família, pediatras, entre outras especialidades) para atendimento imediato ou consultas previamente marcadas.
Mesmo à distância, é possível trocar imagens e documentos, e as receitas médicas adquiridas via computador têm a mesma validade do serviço presencial para solicitação de exames ou compra de remédios.
Por que o Pronto Atendimento Digital é vantajoso às empresas?
É uma alternativa para grandes e pequenas empresas que tenham dificuldade para arcar com os altos custos de planos de saúde tradicionais, muitas vezes estimulados pela utilização frequente de pronto-socorro.
O serviço digital, então, é uma forma de oferecer um benefício de saúde importante, sinalizando cuidado e humanização na relação com o colaborador, o que pode ser também um diferencial de mercado para atrair ou manter bons profissionais no quadro de funcionários.
O que o Pronto Atendimento Digital proporciona?
1) Evita deslocamentos desnecessários e contato com outros doentes
Muitos dos casos clínicos não necessitam de atendimento presencial. Nessas situações, a consulta virtual possibilita ao paciente receber as orientações profissionais da própria casa, evitando deslocamentos desnecessários que gastam tempo e dinheiro e contato com outros doentes em hospitais (o que é um diferencial importante quando se pensa em doenças de transmissão viral).
2) Agilidade e qualidade nos atendimentos
Ir a um hospital significa, via de regra, ter muita paciência e enfrentar filas. Por meio do atendimento on-line, basta o acesso à internet e alguns cliques para agendar as consultas e ser atendido por profissionais qualificados. O serviço pode ser utilizado 24 horas por dia.
3) Segurança dos dados
O serviço segue todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantido confidencialidade sobre o histórico do paciente, bem como dados pessoais e outras informações sigilosas. No prontuário digital constam as condições médicas e o histórico de consultas do paciente.
4) Atendimento sem fronteiras
Em tempos de home office, o atendimento on-line elimina fronteiras e possibilita atendimento aos colaboradores mesmo que eles estejam em outros estados, por exemplo, seja a passeio ou a trabalho.