Uma semana de importantes discussões e compartilhamento de aprendizados no maior e mais relevante evento de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina.
Quem acompanha o nosso dia a dia por aqui e nossos textos no blog já sabe que o papo sobre transformação digital e inovação na medicina é recorrente – afinal, a telemedicina no Brasil é realidade e seu impacto deve ser sentido muito depois da pandemia terminar. Perguntas como “o que é telemedicina” ou “o que significa telemedicina” já são bem menos frequentes do que “como funciona a telemedicina”. As pessoas já sabem o que é, agora querem usar.
Mas justamente para discutir o que vem pela frente, as principais tendências e inovações que prometem transformar o universo da saúde, entre os dias 9 e 12 de novembro, a gente participou de um dos mais importantes eventos do setor, o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021. Um espaço para se debruçar sobre tudo o que é inovação e mesmo sobre a própria definição de inovação. Aliás, o que você compreende por inovação?
Enquanto o leitor pensa, deixamos claro que foi um espaço fundamental para quem tem a digitalização corporativa no seu radar e quer entender como a tecnologia pode ajudar sua empresa a chegar em um novo patamar de eficiência. Não é mais hora de discutir o que é transformação digital ou o próprio conceito de transformação digital. Esse trem já saiu da estação. É hora não só de iniciar, mas sim de aprimorar todo o processo de transformação digital.
Segurança e Saúde no Trabalho
Tivemos inclusive a honra de integrar dois painéis, ambos realizados virtualmente, ao longo do congresso. No primeiro deles, “Saúde no Trabalho e como levar a gestão de saúde corporativa para a Era Digital”, apresentamos a parceria da Docway com a Azul Linhas Aéreas no cuidado dos aeronautas, com total preocupação com o combo segurança e saúde no trabalho.
Com a participação do nosso fundador e CEO Fábio Tiepolo, além da Dra. Carolina Pampolha, Head de Operações da Docway e do Dr. André Di Guimarães, médico do trabalho da Azul Linhas Aéreas, reforçamos como a telemedicina está revolucionando essa área e sobre como levar a saúde de sua empresa para a era digital pode ser uma solução muito mais efetiva e econômica.
“Levar a saúde no trabalho para a Era Digital não é uma questão de escolha, é uma questão de necessidade no momento atual em todas as empresas”, afirmou o Dr. André. “O acompanhamento e o cuidado que a Docway tem de customizar a jornada, do primeiro acesso ao primeiro atendimento, tem sido fundamental para que a gente tenha a tranquilidade de oferecer telemedicina para o nosso público”. A informação na era digital vale ouro.
Já o Fábio fez questão de lembrar que, com a adoção do trabalho híbrido por mais de 56% das empresas durante a quarentena, o uso das plataformas de telemedicina como benefícios oferecidos pelas empresas tem crescido exponencialmente como parte da importância da segurança no trabalho. “É a empresa garantindo que seu time terá cuidados profissionais com sua saúde de um jeito que é, ao mesmo tempo, moderno, cômodo e confiável, principalmente no que tange à saúde mental dos funcionários. Inclusive, muitas companhias já incluíram no cardápio de benefícios os atendimentos psicológicos online aos seus colaboradores”.
E entre as principais vantagens, claro, ele cita a redução de custos, praticidade e flexibilidade de horários. “Só este tripé, com certeza, já deveria ser o suficiente para pensar ‘onde eu assino?’. Muito além da necessidade, a prática da telemedicina no âmbito corporativo é uma iniciativa que mostra acolhimento e cuidado, dando aos colaboradores a confiança para que possam viver e trabalhar melhor”, complementa.
A Era da Saúde Digital
O segundo painel que integramos foi “Tecnologia e Dados na Saúde Digital para um cuidado mais inteligente, preditivo e integrado”, que mais uma vez contou com a participação do Fábio, desta vez, ao lado de mais quatro profissionais de setores da ciência de dados e inteligência artificial – Alexandre Roth, Fernando Ferrari, Marcelo Fanganiello e Margos Sonagli. O papo foi sobre o futuro das ferramentas tecnológicas aplicadas à telemedicina, mais especificamente, sobre como manter a segurança de dados na internet.
“Na Docway, testamos nossa defesa, fazemos o monitoramento de contas e controlamos todo o conhecimento dentro da empresa. Fazemos de tudo para proteger os dados pessoais na internet e a privacidade dos nossos clientes”, comentou ele, sobre a tecnologia da informação. “Não adianta se proteger com todo um artifício tecnológico de segurança, se não houver conscientização e boas práticas por parte dos colaboradores”. A gente até falou um pouco sobre isso aqui no blog mesmo.
Segundo ele, é importante que os líderes de telemedicina olhem para a segurança dos sistemas, sempre pensando no paciente e na informação segura, e que continuem discutindo soluções para que o serviço perdure em território brasileiro. “Independente do momento de cada empresa, falando em telessaúde, estamos no momento de aumentar o tamanho da pizza, não da fatia. Existe um espaço muito grande e cada uma, na sua etapa da cadeia, se complementa para que o paciente tenha o melhor cuidado no final do dia.”
Responsabilidade é a palavra-chave quando o assunto é inteligência artificial e uso de dados nas empresas.
Um resumo sobre a revolução digital na saúde
Sobre o momento de crescimento da telemedicina e o Global Summit, o CEO Fábio Tiepolo conclui: “A inovação na área da saúde é um fato crescente e está ligado diretamente aos processos de atendimento, que continuam sendo realizados por pessoas. O olho no olho ainda existe, ainda que seja realizado via duas telas. A tecnologia está aí para facilitar o trabalho de um lado, agilizar a entrega do outro, mas sempre mantendo a conexão entre os humanos. A empatia, palavra-chave do momento, é habilidade mais do que requerida”.
Resumindo… A tecnologia vai dominar o mundo? Já dominou. A gente só tem que manter humano o rosto por trás dela.
O Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021 foi idealizado pela Associação Paulista de Medicina e realizado e promovido pelo Transamérica Expo Center. Para ter acesso a mais artigos e entrevistas sobre o evento, basta acessar o site https://www.telemedicinesummit.com.br.
Continue lendo o nosso blog:
- Médico na telemedicina: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento virtual
- Outubro Rosa: a importância da saúde mental na luta contra o câncer
- Telepsicologia: como a terapia online beneficia quem precisa de suporte psicológico
- Benefícios corporativos: como a telemedicina pode beneficiar a sua empresa?
- O papel estratégico do RH na saúde dos colaboradores